Dos games para a cozinha: Veja receita de Strudel de Maçã, retirado de MMORPG para a vida real!
- Jefferson De Oliveira
- 5 de jul.
- 3 min de leitura

Hoje vamos nos aprofundar no mundo de Final Fantasy 14 para falar de algo um pouco diferente… comida! No MMO aclamado pela crítica (e com um extenso e gratuito teste que permite explorar as 3 primeiras expansões!), os jogadores se tornam Guerreiros da Luz e podem seguir por vários caminhos para desbravar o mundo de Eorzea.
De poderosos Guerreiros que podem partir uma montanha com um golpe até Magos capazes de secar o mar com uma única magia, as escolhas são quase infinitas, mas o foco hoje está nos humildes cozinheiros, responsáveis por manter todo mundo de barriga cheia para que possam seguir adiante na jornada.
O prato de hoje é o Strudel de maçã, uma receita clássica da Áustria e Alemanha. Já em Final Fantasy 14, ela é uma receita introduzida na atualização 3.2, que pode ser aprendida na cidade principal dessa expansão, Ishgard, uma gélida cidadela acima das montanhas de Coerthas.
O paralelo de Ishgard com os alpes austríacos fica claro, local que serviu de inspiração para o game, dois locais frios e montanhosos, um berço perfeito para uma receita como essa que fica uma delícia saindo direto do forno ou que pode ser requentada no microondas para depois, também fica uma delícia com um chá ou cafézinho.
As maçãs caramelizadas e o toque de canela (um poderoso termogênico natural) são ótimos para afastar o frio nesse comecinho de inverno, então vamos aprender como fazer, você não precisa upar até o nível 60 aqui, é só colocar a mão na massa!

Ingredientes:
4 maçãs - você pode optar pelas que preferir, eu pessoalmente gosto de usar 2 verdes e 2 vermelhas
1 colher de sopa de canela em pó
2 colheres de sopa suco de limão
2 colheres de sopa de amido de milho, a famosa Maizena
1 colher de chá de cardamomo
1 colher de chá de extrato de baunilha
90g de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de xarope de Maple (se você não quiser gastar 80 reais em um vidrinho, não se preocupe, pode trocar por mel, fica uma delícia e não machuca o bolso!)
3 colheres de sopa rasas de manteiga (pode ser com sal ou sem, caso use sem sal, adicione uma colher de chá de sal à receita)
1 pacote de massa folhada de 300g
Observação: se você quiser, sinta-se à vontade para adicionar uvas passas para dar um toque de azedinho, ou nozes e castanhas para dar uma crocância.
Instruções:
1 - Tire a massa folhada do freezer para que comece a descongelar (é rápido, de 30 a 60 minutos), enquanto isso, você já pode começar a preparar os outros ingredientes.
2 - Descasque as maçãs e corte em cubinhos. Coloque os cubinhos em um pote com água para que elas não escureçam em contato com o ar.

3 - Depois de cortar as maçãs, tire elas do pote com água e coloque em um pote seco, nele, adicione o açúcar mascavo, a canela, o mel ou xarope, a baunilha, a Maizena, o suco de limão e o cardamomo

4 - Misture esses ingredientes gentilmente por um minutinho até que estejam bem uniformes, se tornando um caldo marrom que vai tingir as maçãs.
5 - Em uma panela, coloque as colheres de sopa de manteiga e ligue o fogo até que a manteiga derreta.

6 - Quando a manteiga derreter, é só virar o pote das maçãs na panela e começar a mexer tudo no fogo baixo.

7 - Continue mexendo até o caldo engrossar e virar uma espécie de caramelo, geralmente leva de 10 a 15 minutos, uma ótima oportunidade para você botar uma música para entrar no clima "Dragonsong" with Official Lyrics | Final Fantasy XIV

8 - Com o recheio pronto e o caldo engrossado, tire a panela do fogo e ligue o forno em 180º (geralmente esse é o mínimo dos fornos) para pré-aquecer.
9 - Abra a massa folhada com cuidado para não quebrar em uma assadeira untada ou com um tapetinho culinário de silicone e corte tirinhas espaçadas mais ou menos 2 dedos uma das outras e que não cheguem ao meio da massa como na imagem abaixo:

10 - Coloque o recheio no centro da massa e cubra com as tiras em diagonal, em direção a uma das pontas.

11 - Pincele um ovo (se não tiver um pincel, pode usar o dedo mesmo)

12 - Coloque no forno e espere, geralmente leva de 30 até 50 minutos dependendo da massa e do forno, quando estiver dourada, pode tirar.

13 - Pronto! Agora é só comer!

Artigo escrito por Augusto Cerchiaro.
Comments